domingo, 4 de fevereiro de 2007

Tolkien, Valinor, especialização em História

Que título mais esquisito! Onde andará o juízo dessa guria? Calma calma, tudo se explica.
Todos (ou quase) que estão lendo esse post sabem que o Tolkien (autor do Senhor dos Anéis) é um dos meus autores preferidos (ao menos atualmente). Sabem também que tem um site brasileiro dedicado a ele que eu gosto muito: a Valinor. Há mais ou menos um mês os administradores do site escreveram pedindo por novos colaboradores, para produzir e traduzir textos. Não hesitei e me candidatei assim que vi a notícia. Isso porque já estava com planos de colaborar com a Valinor de qualquer maneira, e antes deles pedirem. Sei que me vai me dar trabalho, mas sei também que tenho imenso prazer em compartilhar o que aprendi.
Professora e pesquisadora é realmente uma profissão indicada pra mim. Ora, acontece que a “academia” exige que você se especialize num determinado período da História. Claro que “trabalhos alheios a ele” são aceitos, mas as críticas àqueles que “pulam” de um período para outro são muitas, entre elas a de que o sujeito fala como se soubesse de tudo um pouco mas ele acaba sabendo nada, fazendo afirmações inconsistentes porque baseadas num breve período de pesquisa. É uma crítica também realizada por mim, inclusive. Por vários motivos, aos poucos fui me encaminhando para me especializar em Idade Média, mais especificamente o período da formação do Estado português, século XII em diante. Uma das minhas inspirações para estudar o período medieval foi a ambientação que o Tolkien deu à sua obra.
Sou apaixonada pela obra dele, não apenas por causa da sua ambientação medieval-fantástica, mas também porque ela tem uma qualidade essencial para ser adorável para mim: sua leitura me possibilita outras leituras, inspiradas por Senhor dos Anéis (e outras obras dele também). Além disso, a historiadora aqui adora estudar um determinado período tendo como fonte documentação literária. Prato cheio para um mestrado, certo? Errado. Já escrevi há umas linhas atrás que quero me especializar em Idade Média e não em Contemporânea, lembram? Ou não estavam prestando atenção? Então. Alinde fica chateada? Não! Ela lembra da Valinor!! E... a Valinor está pedindo por colaboradores, não? Não foram “aprochegadas” a fome e a vontade de comer? O site ganha textos e traduções e Alinde (ou *Ceinwyn*, para os valinoreanos ) ganha uma colaboradora! Lembram que ela adora compartilhar seus conhecimentos?
Não, nem tudo são nuvens. Essa futura historiadora ainda tem muito o que aprender em termos de disciplina. Ela está se formando, um ano difícil por natureza. Mas também é verdade que ela tem uma grande capacidade de aprender com os próprios erros e uma enorme vontade de estudar a obra do Tolkien e compartilhar seus estudos com os demais fãs que saibam português e acessem a Valinor. Que venha 2007 e todos os seus desafios!!
Aqui a página com as fotos dos colaboradores e pequenos perfis, reparem como a última garota é bela e seu texto é bom! Além de modesta, claro.

5 comentários:

Anônimo disse...

marcelo acha estranho que alinde fique escrevendo sobre ela na terceira pessoa.
mas tambem acha que a ultima garota é bela e tem o texto bom!

beijos amor =p

Anônimo disse...

\o
\o
\o
Sucesso nesse ano^^

hehe

esse n foi o post q tu tinha perdido no outro blog?
sei lá

=*

Anônimo disse...

É uma ótima experiência ser colab. da Valinor =]
Aproveite muito...
E boa sorte na facul de história.
bjo

Bagrong disse...

Você vai gostar de colaborar por lá, eu tenho certeza. É um prazer enorme para mim, pelo menos. ^^

Ah, se eu fosse fazer história, também iria pro lado da idade Média. Esse Tolkien fez a minha cabeça. :lol:

Ceinwyn disse...

Proview, eu já aproveitei a facul... ^^
Me formo esse ano.

Bag, esse tal de Tolkien era um danado mesmo... rsrs
=**