quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Revolta da Chibata - 98 anos

Estoy aqui para completar a minha homenagem ao dia da Consciência Negra, que começou no flog e agora aqui. Não sou a pessoa mais indicada para falar da Revolta da Chibata, ou do João Cândido, líder da revolta. Então não vou falar muito,apenas estou homenageando o dito por conta deste feriado e porque daqui a 2 dias a Revolta da Chibata completa 98 anos.

Como sei pouco sobre o assunto, fiz uma rápida pesquisa na internet. Eis os resultados:
1) Texto no Overmundo - João Cândido, o almirante negro!. O texto é bom, mas o finalzinho dele peca pelo teor "negros, lutem". Sim, em geral tenho uma certa antipatia (preconceituosa, talvez) com o movimento negro porque (pode ser preconceito meu) em alguma parte esses altos bravos têm a frase "lutem para nos sobrepormos aos brancos como eles fizeram/fazem conosco" implícita.Não estou falando que todos os negros de movimentos negros são racistas e querem sobrepor uma realidade racista por outra. Mas já vi muitos desses militantes serem tão racistas quanto os brancos racistas.

2)Revista de História da Biblioteca Nacional, três artigos:
2.1 - Vice-almirante dá sua versão sobre a Revolta da Chibata. O Vice-almirante em questão é diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha. Ele questiona tanto a liderança da Revolta da Chibata por João Cândido quanto a visão de que ele foi o herói que a memória/história produzida sobre a revolta fala que ele foi.
2.2 - Salve o almirante negro!. Marinha libera documentação sobre João Cândido. Só falta anistiá-lo.
2.3 - Entrevista com João Cândido. Realizada por Hélio Silva e Ricardo Cravo Albin em 1968, aqui está a transcrição dela.

Bom, é isso. Quem quiser, vai nos links. Pra quem não quiser, ficam só meus comentários mesmo...rsrs

2 comentários:

Cynthia disse...

Não entendi porque ele é herói. Por que matou um comandante e alguns oficiais?
Beijos

Ceinwyn disse...

Não, porque se revoltou contra castigos corporais que eram impostos aos marinheiros de baixa patente - sendo a chibata uma delas. Por isso o nome de Revolta da Chibata.