quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Literatura e internet

É engraçado como muitas vezes se afirma que há uma dicotomia entre literatura e internet: como se a segunda fosse um impedimento para aprofundamento na primeira. Bobagem, como qualquer generalização.

Se é verdade que uso intenso da internet tira o tempo de qualquer outra atividade, também o é que não é a única "inimiga" da leitura e da escrita, se for para considerá-la inimiga. É a falta de hábito de ler, de conversar sobre literatura, o maior responsável. Quem gosta de ler, por si só fecha orkut e desliga televisão para pegar num livro.

E sim, a internet pode até ajudar a consolidar leitores. Claro que dificilmente vai formar novos leitores por si só, mas pode sim ser um complemento às conversas com amigos, com pais, com professores. Fóruns, redes sociais como o Skoob e O Livreiro, livrarias virtuais podem ser um grande estímulo. Pelas minhas navegações, percebi alguns adolescentes - especialmente de cidades pequenas - que tinham e têm nessas redes sociais o único canal para conversar sobre livros com pessoas de idades próximas a eles. E também o melhor lugar para comprar livros. Eu mesma, ao participar de fóruns e ler resenhas feitas no Skoob, no Livreiro, em blogs internet afora li muitas boas dicas e relembrei velhos hábitos quase esquecidos (como os de procurar pelas referências que surgem nas histórias).

Retomando o blog depois de alguns meses sem publicar nada, tô aqui não só pra defender esse monstro chamado Internet mas também para reafirmar a razão de existência desse espaço: comentários sobre tudo o que me interessa, com o propósito de quem sabe instigar as pessoas a lerem, a ver filmes, a ouvir música... e porque não, explorar melhor o "monstro", para quem sabe ele parecer mais amigável...

E ah, créditos a grandes lugares de dicas literárias (sem os quais nem teria pensado nesse post): Fórum Meia Palavra (especialmente), Skoob, O Livreiro

Um comentário:

Carmem Gadelha disse...

De fato, o problema está na atividade única, em prejuízo das demais. Ler, navegar na Internet, assistir à TV, ir ao cinema e ao teatro são complementares entre si e mutuamente enriquecedoras.