quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bendito século XXI

 

I LOVE ROCK

Sempre, desde criança, gostei de “coisas masculinas”: rock, livros e filmes de aventura, seriados e desenhos com muita luta. Algumas vezes, horrorizei minha mãe (quando pedia lancheira dos Transformers, ou bonecos do Comandos em Ação). E nunca deixei de ser feminina, pedia bonecos do G.I. Joe e bonecas Barbie – às vezes no mesmo dia. Também nunca deixei de gostar de “coisas de menina” – sempre gostei de comédias românticas, de romances (desde que não muito açucarados), de novelas.

Quando adolescente, deixei o meu “lado feminino” um pouco de lado. Cuidadosamente fazia questão de mostrar meu lado “alternativo”, e pra isso não exitava em usar calças e camisas masculinas. As vezes (shame on me)as duas ao mesmo tempo. E por duas razões: uma –  a besta – era que eu não queria que me julgassem pelo meu rosto bonitinho (modéstia quanto a beleza nunca foi meu forte). A outra – a não besta – é que há cerca de 10 anos atrás era MUITO mais difícil achar roupas e acessórios “alternativos” e femininos, como alguns dos que tenho e estão estampados na foto acima. Há dez anos, não tinha se atentado ainda para algo bem real: mulheres gostam, sim, de rock e de nerdices. Só não encontrávamos roupas e acessórios adequados para nós. Se eu quisesse uma blusa de caveira quando era adolescente, só achava masculina – caveira com lacinho numa blusa rosa e feminina, nem pensar. Mesmo camisa de bandas, não existia baby look – as meninas tinham que ficar dobrando as barras para ficarem do tamanho adequado (eu não dobrava, mas enfim).

Hoje em dia, ainda bem, a situação é outra. Diante das evidências de que mulher não gosta só do que foi designado a nós gostar – música pop, romantismo, dourados, lacinhos e babados (e gosto de tudo isso), começou-se a produzir roupas, acessórios, etc, para mulheres nerds e roqueiras. Até mesmo lojas de departamento já tem roupas feminas que aludem a rock e a quadrinhos. Descobriu-se que somos público pra outras coisas para além do que nos foi designado ao longo de todo o século passado, e que não deixamos de ser femininas, delicadas, por conta disso (reconheço meu certo machismo aqui: acho estranho uma mulher andando de pernas e braços abertos, com roupas masculinas.E não estou falando de sexualidade, isso é assunto pra outro post).

Agradeço aos céus por essa descoberta da parte de quem produz roupas e acessórios. Passada a minha adolescência, descobri que não tem porque negar a minha beleza (já disse: modéstia não é meu forte). Não existe motivo também para acreditar nessa bobagem de divisão de gostos por divisão de sexo biológico. E um passo importante para que isso seja reconhecido por todos é justamente a possibilidade pra que mulheres expressem seus gostos de forma adequada, com roupas femininas. Quem sabe um dia o espanto ao ver uma garota gostar de rock e quadrinhos não exista mais… (e olha que diminuiu, ao longo da minha curta vida).

Como esse fenômeno é recente, fica aí o título do post: “Bendito século XXI”, em que se produz roupas e acessórios para meninas nerds e roqueiras! \o/

Como prometido pra moça Manu, da Manu Sales,a propaganda (afinal, ela lucra e eu me expresso com a criatividade dela Smiley de boca aberta): a blusa, a guitarra dourada, o pingente de clave de sol, o chaveiro de fita K7 e o brinco do Pequeno Príncipe foram todos comprados no stand dela, e a moça tem um blog, esse aqui, em que divulga as suas coleções e seus eventos. Boa sorte, moça, parabéns pelos 2 anos de loja e que venham muitos anos mais Smiley de boca aberta.E, importante na propaganda: bons preços!! \o/

 

Ouvindo: Matanza - Arte Do Insulto - Tempo Ruim