quinta-feira, 22 de março de 2007

Aulas da Faculdade de Educação

Informações básicas para entender o post:
Faculdade de Educação (Praia Vermelha): lugar que faço as disciplinas teóricas de licenciatura, para um dia poder dar aula no ensino fundamental.
Foucault = filósofo do século XX que muito contribuiu para todas as ciências humanas.
Debret = pintor do século XIX que participou da chamada Missão Francesa, veio para o Brasil pintar o mesmo e ensinar artes por aqui. Pintou muitas cenas do Rio de Janeiro,então Corte do Império.

Bom, como faço as disciplinas de Educação na Praia Vermelha e não no IFCS (o meu instituto), as turmas são muito misturadas, encontra-se de tudo que se puder imaginar nessas aulas. Biologia, Letras, Educação Física, Filosofia.. tudo mesmo.
Inclusive pessoas mais velhas (na faixa de 40 anos pra cima) que por um motivo ou por outro fazem aulas de licenciatura com o pessoal que está na faixa de 23, 24 anos.
Em geral, esses "tiozinhos" querem expressar a voz da experiência em sala de aula, gostam de se mostrar participativos. Geralmente, são tão "participativos" que são cortados pelos professores para os professores lembrarem quem é professor e quem é aluno ali. Enfim, não gosto de ter "tiozinhos" na minha turma. Por que essa delonga toda? Pra falar de algo que simplesmente detesto, e que aconteceu hoje: quando alguém não consegue ficar de boca fechada, porque TEM-QUE-FALAR-ALGO-PRA-MOSTRAR-QUE-É-INTELIGENTE.Putz, como detesto isso. Não é vergonha a pessoa não ter o que opinar, por que será que tem pessoas que se sentem "menores" se não opinarem sobre absolutamente tudo? Hoje a aula era sobre a presença de leis educacionais na Constituinte de 1823. Então logicamente se debateu em sala de aula o Brasil no século XIX. E aí a "tiozinha" da sala ficou dando pitacos (a maior parte ou óbvios ou idiotas) e soltou a seguinte pérola: Foucault, um pintor do século XIX... pô, ela podia estar pensando no Debret e ter falado Foucault, sim ela poderia. Mas por que a pressa pra falar? Só pra falar que falou, aí ela me vem dizer que Foucault é Highlander e além de pintor era filósofo? Ah pelamordedeus. Além de ser uma "tiazinha" típica, é mais uma das pessoas que não saem do censo comum sobre História e me vêm com ar de grandes sabedores... Deus me dê paciência para não jogar toda a minha arrogância pra essas pessoas...Mas acabo não jogando não, té que sou boazinha.

Se sou arrogante, especialmente quando ouço que o Foucault era um pintor do XIX, também não suporto quem fica "arrotando" conhecimento e leitura. Como um sujeito do IFCS, que ia pra aula de Psicologia da Educação ficar arrotando citações de filósofos para alunos de Educação Física. Po, pra que tanto exibicionismo? Mas hoje esse sujeito mostrou uma postura diferente, mais aberta a dialogar com quer que seja. Fiquei muito satisfeita com isso, gosto de ver quando alguém excessivamente arrogante (pq um pouco arrogante TODO mundo é) muda a sua postura e se dispõe a dialogar com pessoas que não têm as mesmas leituras.

Agora: uma coisa é dialogar com pessoas que não são absolutamente da minha área. Com isso estou totalmente de acordo. A outra é uma pessoa não sair do censo comum e ficar enchendo o saco querendo "participar" (ou: querendo se mostrar). Com esse segundo tipo fico arrogante e rindo da cara mesmo. E quem não faz isso? Por favor, se alguém não for nada arrogante,não atire pedra nenhuma. Ou atire, o seu PC que vai sofrer.

7 comentários:

Luh Kühner disse...

okeey, eu realmente tô sem paciência de ler um post big-mega-hyper gigante... xD
então vou só dizer: o layout do blog tah tão biíto ^^
Amei a fadinha verde ali --->
hueueheuheuheueh =]

Beijões moçaa

;**

Rolko disse...

hahehaeha
foi engraçado o teu ponto agressivo da semana.
XD

Tem gente q não controla isso mesmo... eu tinha um colega que adorava dar pitacos sobre tudo... mas daí a gente sempre começava a questionar as coisas que ele não sabia... as coisas ficam nos cantos que devem estar!

bjo
p.s.:olha meu blog lá... tá cheio de pitacos tmb^^

Isabel disse...

Eu também tenho aulas com "tiozinhos", mas eu só faço matéria de Exatas, aí não tem como ficar opinando muito, mas de vez em quando eles fazem umas perguntas idiotas. Eu tento ignorar esse tipo de coisa...

Rolko disse...

faz um tempinho já... mas eu acabei o CAÇADOR DE PIPAS...
te lembra que eu disse que não era muito bom e tals, né?!
Tava enganado... é muito bom...
com certeza um dos melhores livros que eu li...
n digo da técnica, ou de qualquer coisa revolucionária e tals... a história é que é muito bonita. Recomendo-te!

hehe
como andas?
bjos

Ana Alaniz disse...

Hahaha...ótimo post, mocinha!!

Realmente, tem muito isso na faculdade e eu tbm DETESTO! Essas pessoas devem ser isoladas, antes que a arrogância delas nos engula....=P

Ah, e obrigada pelo comentário no meu blog. Adorei mesmo! Foi um conselho (e consolo) e tanto!

Vou adicionar seu blog no meu, posso?

Bjos!

Ps: Ah, obrigada tbm pelo elogio! Assim eu vejo se estou agradando ou não...hehe...
E nem preciso dizer que vc escreve muuuuuito bem tbm!

Ceinwyn disse...

E clahro que vc pode me adicionar no seu brógui ^^

Bjo!

Andarilho disse...

Tiozão e Faculdade de Educação são duas coisas que não se mistura. Nunca.

Enfim, excelente post. Acho que já tinha lido, mas foi bom ler de novo.

Abraços!