segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cercado de ignorantes

Visto no Livros e Afins, tira do Laerte.

Nem sempre me irrito com ignorantes, ou pessoas que não gostam de ler. Geralmente, só os estranho: me dá um prazer tão grande me informar e viajar a novos lugares pela leitura que acho esquisitíssimo que alguém não goste. Mas enfim, cada um com seu cada qual.
Mas tem horas que ignorantes são muito muito irritantes, especialmente quando levam isso quase como uma missão de vida, olhando torto pra quem se interessa por um pouco mais do que a última moda. E essa tirinha do Laerte me lembrou muito bem esses "ignorantes com orgulho". Não estou falando de "pessoas simples", ou que não tiveram acesso à educação formal ou que simplesmente não se interessam, se interessa por outras coisas. Mas dos que parecem ter orgulho em serem burros. Ah, esses enchem o saco (especialmente se forem do tipo mega barulhento , como o da tira) - por vezes, senti a sensação do cara com livro na tirinha - e por isso mesmo a adorei =)

3 comentários:

CECILIA RANGEL disse...

Iden. Genial!
Cecilia Rangel

Manoel Leonam disse...

infelizmente convivo em boa parte do tempo com o pior tipo de "anti-intelectualismo": gente que fica agressiva ao menor sinal de informação nova que ameace sua ignorância enciclopédica sobre tudo o que fala.
dois extremos de pessoas difíceis de lidar, de um lado, gente pedante e, do outro, gente orgulhosa da própria ignorância.

Ceinwyn disse...

Difícil de lidar mesmo. Paciência pequena pra isso, mas a gente vai aprendendo a lidar