segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mulher também gosta de futebol.Ponto.

Não sou grande adepta do feminismo - como não sou grande adepta de nenhum -ismo, aliás. Mas minha pequena veia feminista está saltando nesta Copa. Detesto generalizações de gênero. Ok, confesso, algumas eu mesma faço - não vou ser hipócrita e falar que não. Mas se tem uma que detesto é a que determina que gostar de esporte é coisa de homem. Não, meus (onde estão vocês?) leitores.Mulheres também gostam de esporte - e, adivinham? Nem todas que gostam de observar ou até mesmo praticar esportes andam e sentam com as pernas abertas.Eu, por exemplo. Não sou nenhum exemplo de mulher super feminina - falo meus palavrões, gosto de piadas escatológicas, curto ser grossa quando preciso.Dentre outras características "masculinas" que tenho. Mas não gesticulo, ando ou sento como homem. E gosto de futebol. Uma ameba jogando - conduzir bola, não consigo - driblar então fora de cogitação, mas bem sei a regra de impedimento, tá!? E não sou a única - posso falar pelas minhas amigas, grande parte delas gosta de futebol, entende um mínimo e não tenho amigas "caminhoneiras".
Então, jornalistas, não me venha fazer um glossário imbecil falando o que é BOLA, CAMPO e outras babaquices - nós mulheres já sabemos. Não me venham pegar aqueles casais clichês pra falar da relação futebol-casais como se essa fosse a realidade atual. Sinto informar aos jornalistas  que já tem um tempo que entender de futebol não é mais exclusividade masculina. Tem um tempo já que parte das mulheres brasileiras - eu inclusive - vemos jogos não apenas pra observar a beleza (ou falta dela) dos jogadores. E muitos dos meus amigos entendem menos de futebol que muitas das minhas amigas (e de F1, e de outros esportes, por sinal).Nós, mulheres que gostam de acompanhar esportes - um grupo cada vez maior - merecemos mais respeito. E sendo redundante: sim, somos femininas.

2 comentários:

Lak disse...

Hmmm... Forumula 1 é forçar a barra! Curto futebol, sempre que tenho um tempinho, acompanho todos os jogos da Copa, estou ansiosíssima para o jogo de amanhã, embora acredite que vá assistir sozinha na minha casa. =/

Mas concordo com vc! É um tanto absurdo e retrógrado acreditar que nós mulheres somos completas ignorantes e aversivas a umas partidinhas de futebol...

Principalmente quando aparece Beckham sentado no banco... ai ai

L.S. Alves disse...

Talvez por que os jornalistas sejam de uma geração mais antiga, talvez porque as mulheres que não entendem chongas de futebol façam mais alarde que aquelas que sabem alguma coisa, ou simplesmente pra não perder a chance de uma piada fácil. Acredito que ainda vai levar um tempo até as pessoas pararem de falar esse tipo de coisas.
Um abraço moça.