segunda-feira, 12 de julho de 2010

Meu ex libris


Para quem não sabe, 

Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex librisé um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de".
A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão "Ex libris" seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema, ou citação.
Inscrições de propriedade em livros não eram comuns na Europa até o século XIII, quando outras formas de biblioteconomia se tornaram comuns. No Brasil, o "ex-líbris" da Biblioteca Nacional foi criado em 1903 pelo artista Eliseu Visconti, responsável pela introdução do art-nouveau nas artes gráficas do País.
É, isso mesmo, tirei da Wikipedia . Preguiça mor de escrever a descrição. Mas tudo bem, não é a descrição que interessa: AMO livros, e tudo relacionado a eles - estantes, marcadores de livros,ex libris. Há tempos queria fazer um ex libris pra mim, mas a inspiração me faltava, e eu não estava querendo pedir pra ninguém fazer. Estava quaaaase pedindo para um conhecido, quando.... me veio a surpresa: a imagem ali acima.

Não sei se todos que leem esse blog sabe, mas sou frequentadora de fóruns de discussão há quatro anos. Bom, como qualquer agrupamento humano, tive aborrecimentos mas também gratas surpresas ao longo desse tempo, e o ex libris ali de cima veio de uma dessas surpresas. Como a Indily bem sabe, eu não ia com a cara dela. Flooder (pra quem não sabe, quem posta muito e sem conteúdo), miguxa... tinha tudo pra eu não ir com a cara dela. Mas ela foi com a minha, e numa bela noite, numa conversa de msn... descubro que essa paranaense baixinha e gata adora piadas escatológicas! Fiquei bege. E amei. Acho que todas as mulheres do mundo têm que gostar de piadas escatológicas. Adoro descobrir uma, e fomos conversando, conversando... e agora ela pertence à estranha categoria "amigos de internet" que descobri ser possível existir nesses quatro anos. Agora, em 2010, vamos nos encontrar pessoalmente pela primeira vez, e nos falamos bastante há um ano já. E pra quem acha que "amizade de internet" é impossível de acontecer, olhem só: trocamos impressões sobre a vida e pessoas uma com a outra, assim como conversamos sobre conversas íntimas e.... olha só o que ela fez: viu num tópico que eu queria um ex libris e, de surpresa, fez um só pra ver meu sorriso pela webcam. Amei, Ly (e olha que nem pretendia fazer esse testamento em sua homenagem, mas as palavras foram fluindo...)

Um comentário:

Indily disse...

Aprendi que pessoas bravinhas e birrentinhas tem seu lado doce, e vc aprendeu que pessoas "fofinhas e miguxas" tem seu lado troll =D

A intenção era apenas te fazer sorrir, por realmente gostar de vc, não imaginava que viria esse depoimento fofo pro meu lado...

Como toda fofa que se prese, me emocionei.

Obrigada flor! =*