quinta-feira, 8 de julho de 2010

World History, Wikipedia e Skoob: Alinde colaborando


Estava eu lendo meu Google Reader quando me deparei com a notícia, num blog de tecnologia, sobre uma mapa da história mundial interativo. É, isso aí: usuários do mundo todo marcando, pelo mundo, datas, lugares, pessoas que tiveram/têm importância pra História. O site, World History, é americano e todo o seu conteúdo em inglês - percebe-se isso de cara, pois a página inicial do site é a sua localização (no caso, Rio de Janeiro). Preciso dizer que amei? E que vou participar? Boa oportunidade pra treinar a minha escrita e ainda por cima informar... (se bem que estou pensando em adicionar conteúdo nas duas línguas... afinal a nossa é uma das maiores do mundo.O que acham?)

Decidindo colaborar no World History, decidi colaborar na Wikipedia em português também. Todo mundo que usa a Wikipedia sabe que a versão em português é mínima, ainda mais se comparada com a correspondente em inglês. Além de ser mínima, é ocupada majoritariamente pelos portugas. Nada contra os lusos, pelo contrário. É que acho que os brasileiros inteligentes (nos quais me incluo, detesto falsa modéstia) têm que parar de só reclamar da inclusão digital, que mancha a imagem do país, que só os americanos contribuem para Wikipedia e começar a botar seus cérebros e dedos para colaborar mais. Assim, decidi colaborar na Wikipedia também.

Fechando meu post sobre colaborações minhas na internet, vamos ao Skoob (rede social para quem gosta de livros). Pra quem não sabe, é um site em que registramos o que lemos, que queremos ler, as resenhas do que lemos, entre outras coisas relacionadas ao mundo do livro. Eu mesma adoro resenhar, como pode-se notar por aqui, e todas as minhas resenhas que estão aqui estão por lá também. Vou continuar colocando minhas resenhas aqui e lá, e estou pensando em deixar as resenhas de livros técnicos (leia-se, História, Pedagogia, etc) somente para lá. Apesar do subtítulo do blog ser "Lugar de História e Cultura", estou pensando cá com meus botões que a parte de História do blog é para ser pra não historiadores, com um conteúdo mais voltado para dar pequenas informações históricas. Acho que resenhas de livros técnicos só interessam a historiadores e APAIXONADOS por História, tendo feito faculdade de humanas ou não. Por isso, acho que vou deixar as resenhas no Skoob e anunciar aqui as publicações, o que acham?

Ali ao lado o box para opinarem sobre o melhor lugar para as resenhas, mas não se acanhem: comentem também, opinem sobre textos em português na World History. Seja quais forem as minhas decisões, uma coisa é fato: de tempos em tempos venho aqui mostrar as minhas colaborações internet afora.

Um comentário:

Ceinwyn disse...

Adoro seus comentários, Alexandre, estímulo pra continuar escrevendo =)

E acho que vou acolher as suas sugestões sim. Quem não quiser, que não leia os posts mais técnicos...

E escrevamos em português também ^.^