sábado, 18 de julho de 2009

Consumo/apreciação de música

Recentemente tenho pensado bastante sobre formas de se consumir/apreciar música, incluindo a minha maneira. Não só a partir de observação dos meus hábitos, mas lendo artigos de apaixonados sobre música.

Nunca foi tão fácil se informar sobre o que se está acontecendo musicalmente no interior da China, ou mesmo na sua própria cidade. Por outro lado, a quantidade de informações é tão excessiva que pode-se ficar "muito bem informado", mas e a apreciação? Nunca foi tão fácil ter gigas e gigas de música no seu HD sem apreciar realmente cada um desses gigas. É só ir baixando, ouvindo enquanto se navega na internet/baixa mais... Esquecendo-se da parte de apreciar cada álbum, suas letras, seus compositores. Não que não se tenha informações sobre isso na internet mesmo: mas o risco de se consumir pura e simplesmente gigas de mp3 e não milhares de músicas é bem grande.Não estou falando com isso que necessariamente para se ser um fã de música exista o obrigação de comprar cds e revistas especializadas e livros. Apenas que o risco de se consumir sem apreciar é maior, se apenas se utiliza a internet para conhecer novas canções.

Como exemplo, posso citar um recente meu: o disco Tonight, último do Franz Ferdinand - cuja capa é a ilustração do post. As primeiras vezes que ouvi o fiz como trilha de navegação na internet, pura e simplesmente. Poderia ter pego um site de letras, como esse aqui, e ouvir o álbum de fio a pavio acompanhando as letras (até porque ainda não consigo entender 100% de uma letra em outra língua só de ouvido), prestando muita atenção nas músicas. Depois poderia ter procurado por entrevistas, resenhas, etc. Isso tudo sem sair do PC. Mas quem que para pra fazer isso, não é mesmo? Pois é, eu também não estava parando. Aí coloquei o álbum no meu mp3 e igualmente não parava pra ouvir. Como esperava algo muito semelhante aos cds anteriores, me decepcionei bonito com essas vezes que ouvi. Mas quando peguei o mesmo aparelho de mp3 e simplesmente prestei atenção no álbum, me apaixonei. Simplesmente porque parei para escutar, o que deveria ter feito antes.

Sugestões do post? MySpace, sites de música, Rate Your Music, sites de letras.... voltemos a apreciar música - o que é bem diferente de apenas consumir.



----------------
Now playing: Baseado Em Blues - Andes De Te Ver
via FoxyTunes


Um comentário:

Unknown disse...

Poizé Cein! E o que mais me incomoda é a forma como muitas pessoas se deixam levar pela opinião de terceiros, sem nem mesmo se dar ao trabalho de conhecer o álbum/banda/música em questão. Tá certo que é importante se informar, mas não se pode sair absorvendo tudo que vê pela frente sem ter suas próprias conclusões.