segunda-feira, 1 de março de 2010

445 anos de Cidade Maravilhosa





Hoje a minha linda cidade completa 445 anos de fundação. Claro, eu poderia escrever sobre os problemas dela, mas bom, aniversário é data de lembrar as coisas boas, né? Temos 364 dias ao ano pra reclamar...
Então celebremos a importância cultural, histórica e representativa do Rio. Celebremos as suas belezas naturais, que não cansa de espantar nem mesmo aos cariocas. E o charme dos cariocas, claro, que conquistam todos (menos aqueles que queriam ser cariocas mas não são).
Não desmerecendo as outras grandes cidades do Brasil (amo o Rio, mas não sou tão bairrista), mas nunca é demais lembrar quanta História passou e passa por aqui;quantos maravilhosos poetas aqui nasceram, viveram e a celebraram. E claro, o samba. Não o de roda, baiano, mas o nosso samba, quase uma unanimidade (só não o é porque toda unanimidade é burra, como diria Nelson Rodrigues), a bossa nova. Celebremos ainda os cronistas, os contistas, os romancistas inspirados pela cidade.
Não, não temos pouca coisa a celebrar nesse aniversário. A literatura (e aqui digo toda a produção bibliográfica), a música, a documentação plástica - são todas amplas o suficiente para se entreter por dias, meses, anos só com a cidade - sem contar os passeios que aqui podem ser feitos.
Tem como não se apaixonar?

---------------

Outro aniversariante do dia: Frédéric Chopin e seus 200 anos de nascimento. Não à toa estou fazendo maratona Chopin no Youtube... e a "Fantasie" é linda demais *.*


----------------
Now playing: Yundi Li - Chopin "Fantasie" Impromptu, Op. 66
via FoxyTunes

Nenhum comentário: