segunda-feira, 31 de maio de 2010

O meu Dia da Toalha

Em um boteco usando a minha singela toalha como enfeite da bolsa


Graças a seis dias como mestranda atribulada, não pude atualizar o blog com o que queria: o meu comentário da comemoração do Dia do Orgulho Nerd realizada na ECO/UFRJ. Na verdade, no momento deveria estar escrevendo outra coisa, mas como meu sono não permitiu, vou aqui digitar o que já estava em parte escrito e terminar o post. Vamos ao comentário:
Foram organizadas, na ECO, duas mesas redondas: uma de manhã e outra à tarde. Não compareci à da manhã porque, entre outras razões, o tema não me interessava tanto: "O jornalista do futuro é nerd". Como escolhi ser historiadora ao invés de jornalista há alguns anos, uma mesa sobre jornalismo e novas tecnologias não me interessou tanto.
A segunda mesa - " Metafísica em Lost, Matrix e Star Wars" me interessou bem mais. Mesmo não tendo assistido Lost, não consegui ficar totalmente imune - o que foi ótimo nesse caso, já que graças a isso acompanhei os debates da mesa tranquilamente com o pouco que sei sobre a série. E ainda aguçou a minha curiosidade - especialmente porque reafirmaram que o tema principal da série - sem esquecer dos mistérios acerca da ilha - são as relações humanas, as histórias dos personagens. O que vou confirmar - ou não - depois de ver as 6 temporadas (tenho problemas com hypes, quase sempre espero passarem).Depois de se debater se a relação entre filosofia e cultura pop é válida (ao que se concluiu que sim),  foi explorada na mesa a suposta relação entre o filme "Matrix" e a teoria do filósofo francês Braudrillard exposta no seu livro "Simulacros e Simulações" - donde se concluiu que o filme da época mais próximo ao livro do filósofo é "Décimo Terceiro andar", e não Matrix (aliás, vale a pena ver os dois).
Além do debate sobre a relação entre cultura pop e filosofia, fizeram-se também comentários sobre a relação entre a ficção científica e o seu contexto de produção - momento da discussão em que Star Wars ganhou mais destaque.
Em suma, adorei o evento, saí dali com vontade de ler e estudar muito. E de finalmente ceder e ver Lost. No Twitter do Jornal dos Nerds (blog feito pelos estudantes de jornalismo da ECO) tem uma cobertura completa do bate-papo.
A foto daí de cima foi tirada num bar, em que fui pra comemorar o aniversário de uma amiga do mestrado, que é no dia 25 também. Meu percurso do dia foi ECO-IFCS-bar. É, nerds também bebem.

2 comentários:

Fabiana Amaral disse...

Eu não bebo! :D o/

Taíssa M disse...

Dona Alinde... Pelo menos agora com seu blog, posso saber como a senhorita anda, né? Saudades de vc, viu? E aqui, infelizmente, não está aparecendo sua foto. =/

Por sinal, criei um blog tb, onde escrevo como é começar a viver sozinha e talz.

Estou no Rio! Se estiver livre, me dá um toque.

=***